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Conheça as principais doenças ocupacionais dos profissionais de telemarketing
Neste texto você lerá:
– Conheça as principais doenças ocupacionais que podem ser desenvolvidas nos profissionais de telemarketing.
Quem nunca ouviu falar em Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho?
As famosas LER/DORT são uma síndrome constituída por um conjunto de doenças que abrangem cerca de 30 patologias, causadas pela alteração de tendões, articulações, nervos e músculos.
Entre elas, a tendinite, a bursite e a síndrome do túnel do carpo. Muitos profissionais que trabalham em escritórios estão sujeitos a adquirir alguma dessas doenças, seja pela má postura, pela repetição do movimento.
Ou, ainda, pelas condições do ambiente de trabalho.
Não só para as doenças ocupacionais do operador de telemarketing como também, para todo trabalhador de escritórios que usa muito digitação.
Por isso, é importante oferecer ao funcionário um ambiente de trabalho confortável, sem riscos, com mobiliário adequado.
E, sobretudo, com prevenção.
As pessoas que exercem suas atividades em escritórios estão propensas a adquirir uma doença ocupacional, já que trabalham sentadas, em frente ao computador e usam bastante o telefone.
Alguns exemplos são os bancários, programadores, operadores de telemarketing e profissionais da comunicação.
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Conheça as principais doenças que podem ser desenvolvidas no trabalho:
LER/DORT: provocadas quase sempre por movimentos repetitivos ou por posturas inadequadas. O diagnóstico merece investigação, pois muitos confundem com uma simples lesão ou mau posicionamento de algum nervo ou articulação, por exemplo.
Lombalgia: a causa vem do excesso de esforço físico, má postura e pela forma inadequada de exercer certas atividades, como erguer algum peso. As dores na região lombar que seguem até as pernas são um dos sintomas mais comuns.
Problemas de visão: comuns em trabalhadores que atuam diretamente em frente ao computador, por conta da luminosidade e esforço para ler letras pequenas, por exemplo.
Surdez (temporária ou definitiva): a exposição a excesso de ruídos pode levar o colaborador a surdez e, em alguns casos, se tornar irreversível. É mais comum em pessoas que trabalham por muitas horas ao telefone ou em um ambiente com muito barulho.
Estresse ocupacional: resultado do ritmo frenético e cobranças no ambiente de trabalho, como horários inapropriados, carga horária excessiva e baixa remuneração, por exemplo.
O ideal é que os colaboradores desliguem do serviço nos momentos de folga, privilegiando as horas de lazer.
Doenças psicossociais: mais uma vez, a pressão durante a jornada pode desencadear em uma depressão ou problemas emocionais. O resultado é um funcionário insatisfeito e improdutivo.
QUER SABER MAIS:
LEIA TAMBÉM – Doenças ocupacionais e o afastamento do trabalho
—- POST 2 – Doenças ocupacionais mais comuns
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OAB/RO 3905 • Advogada com 12 anos de atuação • Gestora estratégica do escritório Monteiro Akl • Co-autora do livro “Encorajem-se com profissionais do Direito” • Pós-graduada em Advocacia Trabalhista • Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais • Presidente da Comissão da Mulher Advogada na OAB/RO • Diretora Tesoureira da Escola Superior da Advocacia – OAB-ESA/RO
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OAB/RO 3905 • Advogada com 12 anos de atuação • Gestora estratégica do escritório Monteiro Akl • Co-autora do livro “Encorajem-se com profissionais do Direito” • Pós-graduada em Advocacia Trabalhista • Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais • Presidente da Comissão da Mulher Advogada na OAB/RO • Diretora Tesoureira da Escola Superior da Advocacia – OAB-ESA/RO