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Lesões por esforço repetitivo é comum entre os profissionais de telemarketing
Infelizmente as lesões por esforço repetitivo representam um mal silencioso que assombra os profissionais de telemarketing. Cada vez mais operadores sofrem em função dessas doenças, mas você não precisa sofrer calado.
As lesões por esforço repetitivo são causadas quando a pessoa realiza o mesmo movimento várias vezes por dia. O que causa desgaste muscular o em casos extremos pode levar à perna do movimento. Algumas ações como postura errada, falta de equipamento adequado, trabalho sem minutos de intervalo facilitam para o aparecimento dessa lesões.
Nesse post você vai ver!
- Por que o profissional de telemarketing costuma desenvolver lesões por esforço repetitivo?
- O que o profissional de telemarketing pode fazer se tiver uma doença ocupacional?
- Quando eu devo falar com um advogado?
Clique no botão abaixo e descubra as provas para comprovar que sua doença é ocupacional!
Por que o profissional de telemarketing costuma desenvolver lesões por esforço repetitivo?
Apesar da profissão do operador de telemarketing propiciar o aparecimento de lesões por esforço repetitivo, é possível prevenir esse mal com a colaboração da empresa.
Vejamos agora algumas ações simples que podem evitar o desenvolvimento das lesões por esforço repetitivo.
- Postura correta
- Equipamentos adequados de trabalho
- Intervalos durante o trabalho
- Massagem
Caso a empresa dê a orientação correta a respeito da postura ao se sentar, com treinamento e palestras de conscientização; A empresa também deve fornecer o equipamento adequado para o trabalho com cadeiras e mesas de acordo com as características de cada operador; Fazer intervalos de 10 a 15 minutos a cada 2hs de trabalho são excelentes para prevenir as doenças ocupacionais.
Empresas ainda mais dedicadas oferecem massagem para os profissionais, o que ajuda muito a evitar doenças ocupacionais. No entanto, o problema é que a maioria das empresa, não tem esse cuidado com a saúde dos colaboradores.
Assim, as doenças ocupacionais entre os operadores de telemarketing seguem crescendo. E muitas pessoas nem sabe o que fazer quando se vê com essa enfermidade.
Leia também: O que fazer quando o operador de telemarketing desenvolver doença ocupacional
O que o profissional de telemarketing pode fazer se tiver uma doença ocupacional?
O primeiro passo quando você desenvolve uma doença ocupacional é procurar um médico. Caso o seu atestado seja a partir de 15 dias você deve solicitar o auxílio-doença.
Nesse caso, a partir de 15 dias de atestado, o INSS – (Instituto Nacional do Seguro Social) será o responsável por pagar o salário.
Após consultar o médico e iniciar o tratamento é preciso identificar se a doença surgiu por responsabilidade da empresa.
Para saber isso pense o seguinte.
- A empresa orienta os profissionais a respeito da postura e mostra esse tipo de preocupação?
- Você tem os equipamentos adequados para o trabalho, cadeiras e mesas sem defeitos, que ajudem a manter a postura correta?
- Você pode fazer intervalos para descansar as mãos?
- Existe algum tipo de programa como massagem, palestras de orientação para aprender a relaxar os músculos em casa ou discussão aberta sobre esse assunto na empresa?
Caso você tenha desenvolvido uma lesão por esforço repetitivo e a sua empresa não realizar as ações acima, é possível que a empresa tenha responsabilidade nisso. Nesse caso, cabe uma o pedido de indenização na via judicial.
Leia também: Quando é possível receber indenização por desenvolver doença ocupacional
Quando eu devo falar com um advogado?
Caso você tenha desenvolvido uma doença ocupacional e tiver dúvida se foi causada pela empresa, o ideal é conversar com um advogado de confiança.
O profissional qualificado saberá dar a orientação correta, e ajudar você em todos os passos.
Caso a empresa tenha responsabilidade sobre a doença, será necessário comprovar. Dessa forma, o advogado qualificado vai ajudar você com toda essa documentação.
Clique agora no botão abaixo para conversar com um advogado!
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OAB/RO: 7539
• Advogado com atuação na área de concurso público
• Formado pela UNIR
• Co-autor do livro “Encorajem-se com profissionais do Direito”
• Servidor da Controladoria Geral da União (CGU)
• Recebeu Prêmio de Excelência da CGU na categoria Agente Público Destaque (2019)
• Pós Graduado em Planejamento Estratégico da Gestão Pública pela IFRO
• Foi professor no IFRO responsável pelo módulo de Direito do Trabalho e Ética
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<h2>OAB/RO: 7539</h2> • Advogado com atuação na área de concurso público • Formado pela UNIR • Co-autor do livro “Encorajem-se com profissionais do Direito” • Servidor da Controladoria Geral da União (CGU) • Recebeu Prêmio de Excelência da CGU na categoria Agente Público Destaque (2019) • Pós Graduado em Planejamento Estratégico da Gestão Pública pela IFRO • Foi professor no IFRO responsável pelo módulo de Direito do Trabalho e Ética